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TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA

O transtorno do espectro autista apresenta sinais e sintomas, desde o primeiro ano de vida, dentre os principais se destacam:

 

dificuldades em estabelecer e sustentar o contato visual, atentar ao próprio nome, seguir instruções simples, dificuldade ou ausência no repertorio de imitação, reciprocidade emocional, dificuldade na variação de brincadeiras, movimentos motores repetitivos ou com uso de objetos, déficit na interação e trocas com os pares, familiares e cuidadores, atraso na comunicação verbal e não verbal, afetando comportamentos como apontar, realizar pedidos, iniciar ou manter um diálogo.

Os critérios diagnósticos atuais consistem na seguinte tríade:

       Inabilidade persistente na comunicação social e na interação social nos mais variados contextos, não justificados por atraso geral no desenvolvimento, e que se manifesta por 3 características a seguir:

A

Déficits na reciprocidade socioemocional;

 

Déficits nos comportamentos não-verbais

de comunicação usuais para a interação social;

 

Déficits nos processos de desenvolver e manter relacionamentos.

       Padrões restritos, repetitivos de comportamento, de interesses ou atividades manifestado por, pelo menos, 2 dos seguintes itens:

B

Fala, movimentos motores ou uso de objetos de forma repetitiva ou estereotipada;

Adesão excessiva a rotinas, rituais verbais ou não-verbais, ou excessiva resistência à mudanças;

Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade e foco;

Hiper- ou hipo-reatividade para percepção sensorial de estímulos do ambiente ou interesse anormal e excessivo para estímulos senso-perceptivos.

       Tais sintomas devem estar presentes em fase precoce da infância (mas podem aparecer aos poucos, em ordem ou sequência incompleta, progressivamente levando a problemas nas demandas sociais).

C

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